Talvez porque neste exercício é mais difícil fazer batota do que no curl com barra clássico.
Inventado pelo mítico treinador de culturismo Vince Gironda, o drag curl, ou curl de arraste é, na minha opinião, um dos melhores exercícios de bíceps e o que uso com maior frequência nos meus treinos.
Técnica
Tal como o próprio nome indica, no drag curl (curl de arraste), a barra é “arrastada” ao longo do tronco à medida que sobe e desce.- Em primeiro lugar, coloque-se na mesma posição com que faria o curl com barra normal.
- À medida que for subindo a barra, deverá ir movendo os cotovelos para trás.
- Deverá manter a barra sempre em contato com o tronco à medida que a sobe e desce.
- Suba a barra o mais que conseguir.
- Contraia os bíceps com força na posição final pelo menos durante 2 segundos
- Desça a barra de forma lenta e controlada até que os braços se encontrem completamente estirados.
- À medida que for descendo a barra, deverá ir movendo os cotovelos para a frente.
Algumas considerações
A amplitude de movimento irá ser mais reduzida do que com o curl com barra normal.O exercício é de execução ligeiramente mais difícil do que o curl com barra normal, e por isso, deixe o ego à entrada do ginásio e utilize um peso mais reduzido, pelo menos nas primeiras tentativas.
Veja a imagem abaixo que representa a execução deste exercício:
Veja também o vídeo:
Variações do drag curl
Esta técnica de “curl de arraste”, também pode ser aplicada no “curl com agarre invertido” para trabalhar os antebraços, e poderá também usá-la e no curl de bíceps em polia baixa.Veja abaixo uma imagem do drag curl com agarre invertido:
Existe ainda uma outra versão utilizada pelos utilizadores do método de treino Doggcrap, trata-se de uma mistura do curl com barra normal com o drag curl.
Na fase concêntrica do movimento, realiza-se o curl com barra normal, e na fase excêntrica, realiza-se o drag curl.
Dito isto, deverá manter a barra sempre em contato com o tronco ao descer a barra, mas na subida faça um curl com barra normal.
Veja abaixo uma imagem para ter uma ideia mais precisa:
Será quase impossível usar batota neste exercício, e portanto, é especialmente recomendável para aqueles que usam batota, mas pretendem melhorar a técnica usada no curl com barra.
Conclusão
O curl de arraste com barra (drag curl) é um exercício muito eficiente para trabalhar os bíceps e excelente para quem tem dificuldades em realizar o curl com barra sem recorrer à batota ou a impulsos que afastam a tensão dos bíceps.Se está aborrecido com o seu treino atual de bíceps, ou se os exercícios que tem vindo a utilizar não lhe estão a proporcionar resultados satisfatórios, então experimente o drag curl para trabalhar os bíceps de uma forma mais intensa e produtiva.
Bons treinos! ; )
Nenhum comentário:
Postar um comentário