quarta-feira, 13 de novembro de 2013

8 DICAS PARA VOCÊ NÃO CATABOLIZAR

Se você está treinando para ganhar músculos, acredite, o excesso irá prejudicar o desenvolvimento do seu corpo. Horas de academia, muitas séries, muito volume, muito tempo. Existe uma tendência, um senso comum, das pessoas acharem que quanto mais exercício você fizer, mais resultado você terá.


1- Treinar demais:  O ideal é achar um meio-termo. Isso muda de pessoa pra pessoa. Temos corpos, metabolismos e tolerâncias diferentes. Como encontrar meu meio-termo? Testando. Não existe uma tabela ou uma fórmula onde você coloque seus dados para calcular o seu tipo de treino ideal. Isso leva um tempo e precisa de muita observação para perceber como seu corpo reage a cada tipo de exercício. Mas uma coisa é certa, musculação não é uma atividade de longa duração, e sim de intensidade.

2- Treinar errado: Movimentos incorretos, peso demais, descanso longo entre exercícios. Cuidado! Se você não for bem instruído e exceder o peso nos aparelhos e executar os exercícios de maneira errada, o treino não vai ser bem aproveitado. Descansar muito entre as séries faz com que a intensidade do treino caia – academia não é lugar pra bater papo, vamos ter foco!

3- Atividades adicionais: Se você faz musculação e também pratica ginástica ou outros esportes aeróbicos, você cria um grande desgaste corporal que pode, ou não, interferir no desenvolvimento muscular. É necessário um acompanhamento e um bom suporte nutricional para que isso não aconteça. Dose com bom senso as atividade extras.

4- Alimentação incorreta: Aqui não tem segredo, acho que todo mundo já sabe. Uma nutrição correta é importantíssima para qualquer pessoa que pratica exercícios. Sem uma alimentação voltada à recuperação e compensação do desgaste causado pela prática de exercícios com pesos, não se consegue resultado. Mas não vá pensando que é só comer muitos ovos, purê de batatas e carme moída… O ideal é consultar um nutricionista.

5- Pouco intervalo entre treinos: É necessário dar um tempo entre os treinos para que o seu corpo consiga se recuperar e faça progressos na aquisição e definição muscular. O tempo de recuperação pode variar conforme a intensidade do seu treino, podendo ir de 24 a 72 horas, em alguns casos até mais.

6- Não mudar o treino ou mudar demais: Periodicamente é necessário fazer mudanças na rotina do seu treino, principalmente se estiver naquela fase de estagnação. Por outro lado você não deve mudar seu programa de exercícios toda hora sem ter dado tempo suficiente para avaliar os resultados.

7- Treino insuficiente e muitas faltas: É comum ver muitas pessoas entusiasmadas logo que se matriculam na academia, mas com o tempo começam a faltar ou treinar pouco, fazendo da academia um ponto de encontro social. É evidente que não estão estimulando o corpo e que não irão obter nenhum resultado satisfatório.

8- Problemas Emocionais (isso mesmo): O desgaste emocional pode estressar e catabolizar o músculo mais do que o desgaste físico. Procure manter a calma e direcionar o máximo de energia para os exercícios físicos. O prazer de obter os resultados esperados com o treino irão te satisfazer e equilibrar o seu emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário