Nesse post vamos abordar um tema que, durante toda a preparação para o campeonato, me ajudou muito a tonificar e definir os membros inferiores, principalmente, os glúteos e os quadríceps.
O agachamento é um exercício completo para os membros inferiores, envolvendo vários grupos musculares e articulações: quadríceps femoral, glúteo médio, glúteo máximo, fáscia lata, bíceps femoral, adutores e muito mais.
Em outras palavras, ele fortalece coxas, bumbum e pernas, além de também fazer bem ao sistema cardiorrespiratório e de facilitar movimentos do nosso dia-a-dia como pegar algo no chão, sentar, levantar, subir numa cadeira, degrau etc… Mas, embora seja um exercício para membros inferiores, o agachamento solicita o corpo todo.
Segundo o professor Eduardo D. Rodrigues:
“Por exigir um grande esforço e devido ao grande número de músculos envolvidos, o agachamento é um dos melhores exercícios. Inclusive, estimula a produção de Testosterona”.
(Eduardo D. Rodrigues – Personal-trainer)
(Eduardo D. Rodrigues – Personal-trainer)
Dicas para o Agachamento
- Nunca sobrecarregar seu corpo, utilizando muito peso. Isso pode causar danos irreversíveis à coluna. E sim, conclua o exercício com muita concentração, agachando o máximo que puder, descendo bem devagar, explodindo na subida e mantendo a postura correta, que é a coluna reta, o quadril para trás e nunca ultrapassando o joelho da ponta do pé.
- Uso dos acessórios como a cinta, que sustenta a coluna e a faixa de joelho, que o estabiliza e dá mais segurança ao movimento.
- Conte com a ajuda de um profissional que acompanhe seu exercício, você se sentirá mais seguro em executá-lo e evitará qualquer acidente. Assim, irá aproveitar ainda mais seu, tão importante, treino de agachamento.
—
O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário